A inclusão é uma evolução na educação do nosso país, mas cremos que não adianta ser somente garantida na lei, mas é preciso à inovação da infraestrutura das escolas que deveria ter acontecido simultaneamente com a lei, pois deve-se garantir a inclusão e o acesso na escola, tanto dentro como fora dela.
Para garantir o acesso do portador de necessidade especial dentro das instituições de ensino regular é preciso toda uma adaptação, tal como adaptações como rampa de acesso, instalação de barras de apoio, alargamento das portas, banheiros adaptados, materiais de apoio pedagógico como a linguagem em Braille, libras, pranchas ou presilhas para prender o papel na carteira, suporte para lápis e computadores adequados para atender as necessidades destes alunos, terem rampas no meio fio na entrada da escola, calçadas apropriadas aos portadores sem ondulações, estacionamento reservado.
Mas não é isso que temos visto em nossa realidade, ainda estamos muito longe de dar um acesso de qualidade aos nossos alunos portadores de necessidades especiais, pois as adaptações nas instituições de ensino pouco aconteceram, pois em muitas instituições que visitamos ainda existem muitas escadarias para o acesso as salas, cantinas, banheiros, sem contar que as portas são estreitas, banheiros não são adaptados a cadeirantes, entre tantos outros problemas visualizados na infraestrutura das instituições públicas e privadas.
Podemos concluir que para que ocorra a inclusão de fato é preciso garantir também o acesso e a permanência do aluno, pois a dificuldade encontrada na própria acessibilidade já será uma forma de exclusão que não deve acontecer, é preciso exigirmos de nossos governantes esta acessibilidade aos portadores de necessidades especiais para que de fato a inclusão seja uma realidade em nossas escolas.
Autoras: Fernanda Miranda e Patrícia Lima.
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