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Olá sejam todos bem vindos ao nosso blog!!!!


NÃO SABEMOS E NEM TEMOS UMA FÓRMULA PARA QUE ESSA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ACONTEÇA, O QUE ESTAMOS BUSCANDO É O ESTUDO PARA A MELHORIA DE NOSSO CONHECIMENTO, BEM COMO DE NOSSA EDUCAÇÃO.


"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan)







terça-feira, 28 de setembro de 2010

Acesso aos Portadores de Necessidades Especiais



 A inclusão é uma evolução na educação do nosso país, mas cremos que não adianta ser somente garantida na lei, mas é preciso à inovação da infraestrutura das escolas que deveria ter acontecido simultaneamente com a lei, pois deve-se garantir a inclusão e o acesso na escola, tanto dentro como fora dela.
Para garantir o acesso do portador de necessidade especial dentro das instituições de ensino regular é preciso toda uma adaptação, tal como adaptações como rampa de acesso, instalação de barras de apoio, alargamento das portas, banheiros adaptados, materiais de apoio pedagógico como a linguagem em Braille, libras, pranchas ou presilhas para prender o papel na carteira, suporte para lápis e computadores adequados para atender as necessidades destes alunos, terem rampas no meio fio na entrada da escola, calçadas apropriadas aos portadores sem ondulações, estacionamento reservado.
Mas não é isso que temos visto em nossa realidade, ainda estamos muito longe de dar um acesso de qualidade aos nossos alunos portadores de necessidades especiais, pois as adaptações nas instituições de ensino pouco aconteceram, pois em muitas instituições que visitamos ainda existem muitas escadarias para o acesso as salas, cantinas, banheiros, sem contar que as portas são estreitas, banheiros não são adaptados a cadeirantes, entre tantos outros problemas visualizados na infraestrutura das instituições públicas e privadas.
Podemos concluir que para que ocorra a inclusão de fato é preciso garantir também o acesso e a permanência do aluno, pois a dificuldade encontrada na própria acessibilidade já será uma forma de exclusão que não deve acontecer, é preciso exigirmos de nossos governantes esta acessibilidade aos portadores de necessidades especiais para que de fato a inclusão seja uma realidade em nossas escolas.
Autoras: Fernanda Miranda e Patrícia Lima.




O que um professor realmente precisa para atuar em uma sala inclusiva?




O professor para atuar em uma sala inclusiva ele difere de um professor que atua em uma sala de educação especial, por isso ele não só precisa de um curso de especialização mais também de saberes construídos no dia a dia, na sua prática, precisa da interação com os colegas,  e também é importante identificar o tipo de deficiência que o aluno possui.
O professor deve fazer cursos como: capacitação para atender alunos com deficiência visual, o professor precisa aprender utilizar o Braille e código matemático unificado, curso sobre orientação e mobilidade, capacitação de professores para atuarem na educação e reabilitação de alunos com cegueira e baixa visão, curso de adaptação e transcrição Braille, capacitação de adaptadores e transcritores de braille com vistas à produção de livros didáticos em Braille, precisa do curso de capacitação na área de libras para atuar com alunos surdos, aprender o manejo de equipamentos necessários para alunos portadores de deficiência, entre outros.
Bom o professor precisa estar capacitado para lidar com a inclusão na sala de aula, com especializações, formação continuada, cursos em gerais nessa área, porém não é somente isto que o professor necessita para estar realmente capacitado, ele precisa refletir sobre sua prática, bem como mudanças na forma de ver, pensar e fazer a educação escolar e a docência, encarar a inclusão como um grande desafio, e desafiar como tal, ter a interação do corpo docente trocando experiências e trabalhando coletivamente, obter e exigir ajuda dos órgãos governamentais.
O professor da rede regular não possui a formação como os professores da educação especial, porém isto não é impossível para ele, o professor da rede regular possui seus saberes na prática cotidiana, com a própria experiência no trabalho.
Portanto o professor precisa da formação continuada, como também na sua própria prática cotidiana ensinando e aprendendo com os alunos incluídos em um processo de acolhimento, interação com os colegas e estando sempre abertos as diferenças, pois todas as crianças tem direito á educação, e á inclusão!
Autoria: Fernanda Miranda

Referencias:
ANPED.www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt15/gt151153int.rtf
EGAL.egal2009.easyplanners.info/.../3431_Mamede_Pires_Danubia.doc