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NÃO SABEMOS E NEM TEMOS UMA FÓRMULA PARA QUE ESSA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ACONTEÇA, O QUE ESTAMOS BUSCANDO É O ESTUDO PARA A MELHORIA DE NOSSO CONHECIMENTO, BEM COMO DE NOSSA EDUCAÇÃO.


"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan)







terça-feira, 28 de setembro de 2010

O que um professor realmente precisa para atuar em uma sala inclusiva?




O professor para atuar em uma sala inclusiva ele difere de um professor que atua em uma sala de educação especial, por isso ele não só precisa de um curso de especialização mais também de saberes construídos no dia a dia, na sua prática, precisa da interação com os colegas,  e também é importante identificar o tipo de deficiência que o aluno possui.
O professor deve fazer cursos como: capacitação para atender alunos com deficiência visual, o professor precisa aprender utilizar o Braille e código matemático unificado, curso sobre orientação e mobilidade, capacitação de professores para atuarem na educação e reabilitação de alunos com cegueira e baixa visão, curso de adaptação e transcrição Braille, capacitação de adaptadores e transcritores de braille com vistas à produção de livros didáticos em Braille, precisa do curso de capacitação na área de libras para atuar com alunos surdos, aprender o manejo de equipamentos necessários para alunos portadores de deficiência, entre outros.
Bom o professor precisa estar capacitado para lidar com a inclusão na sala de aula, com especializações, formação continuada, cursos em gerais nessa área, porém não é somente isto que o professor necessita para estar realmente capacitado, ele precisa refletir sobre sua prática, bem como mudanças na forma de ver, pensar e fazer a educação escolar e a docência, encarar a inclusão como um grande desafio, e desafiar como tal, ter a interação do corpo docente trocando experiências e trabalhando coletivamente, obter e exigir ajuda dos órgãos governamentais.
O professor da rede regular não possui a formação como os professores da educação especial, porém isto não é impossível para ele, o professor da rede regular possui seus saberes na prática cotidiana, com a própria experiência no trabalho.
Portanto o professor precisa da formação continuada, como também na sua própria prática cotidiana ensinando e aprendendo com os alunos incluídos em um processo de acolhimento, interação com os colegas e estando sempre abertos as diferenças, pois todas as crianças tem direito á educação, e á inclusão!
Autoria: Fernanda Miranda

Referencias:
ANPED.www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt15/gt151153int.rtf
EGAL.egal2009.easyplanners.info/.../3431_Mamede_Pires_Danubia.doc








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