De acordo com o IBGE, existem cerca de 7 bilhões de pessoas no mundo, sendo que estima-se que cerca de 500 milhões possuem algum tipo de deficiência, e dessas 500 milhões, 12 milhões estão no Brasil.
As deficiências são de várias tipologias:
Ø Deficiência Mental
Ø Deficiência Física
Ø Deficiência Auditiva
Ø Deficiência Múltipla
Ø Deficiência Visual
E de várias causas:
Ø Pre - natal: fatores diversos, doenças que mãe pode ter adquirido na gestação, remédios que não poderiam ser tomados, o uso de drogas, exposição á efeitos radiativos (RAIOS-X), distúrbios genéticos, entre outros;
Ø Acidentes no parto: a demora no parto e nascimento pode faltar oxigênio no cérebro, queda, bebês prematuros, deslocamento de alguma vértebra, atingindo a medula espinhal,a má assistência ao parto pode causar traumatismos fetais, que podem levar não só a deficiência mental, como também a deficiências físicas ou motoras e sensoriais, entre outros;
Ø Causas Pós-Natais: desnutrição infantil: privação sócio-econômico-cultural, isto é, além de falta de alimentação adequada, a criança não recebe a estimulação necessária ao seu desenvolvimento.
Ø Infecções do Sistema Nervoso Central e Periférico: meningites, encefalites, septicemias (infecções generalizadas), poliomielite.
Ø Acidentes domésticos: ocorrem na maioria das vezes com crianças, e falta de cuidado entre adultos, uma queda, ao ingerir algum tipo de remédio ou produto químico, em uma brincadeira a criança pode ficar cega ou surda:
EXEMPLO: quando eu tinha cerca de 6 anos em uma brincadeira com minhas amigas, de médico, elas colocaram dentro do meu ouvido um galho, e acabou quebrado, tive que ir no médico para retirar o pedaço de galho que lá ficou, e por pouco não atingiu meu tímpano.Esse é apenas um exemplo, não terminou mal, mas poderia ter perdido a audição de um dos ouvidos.
Ø Acidentes no transito: cerca de 10 milhões de pessoas se envolvem em acidentes por ano, e muitas vezes com grave conseqüência que incluem: amputações, ferimentos cerebrais, paraplegia e quadriplegia.
Ao analisarmos todos esses dados é impossível, não querermos lutar pela INCLUSÃO, sabendo que estamos sujeitos a qualquer tipo de deficiência e a qualquer momento, e que podemos ter filhos, sobrinhos, primos, filhos de amigos, entre outros portadores de alguma necessidade especial.
E até quando ficaremos parados, sem fazermos nada para que a inclusão aconteça?
São 500 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO, E 12 MILHÕES NO BRASIL, que muitas vezes não tem o mesmo acesso, as mesmas oportunidades.
Falam de inclusão, mas não a praticam... ESCOLAS a maioria não estão adaptadas para acolhê-los (não existe banheiro para cadeirantes, barras de segurança, sem contar as escadarias), a mídia não da acesso( não existe um programa, um jornal na televisão aberta que tenha a língua de sinais( LIBRAS), se tem, muito raro, ou é só pra anunciar a programação, ou no canto da tela.
E são vários setores que restringem o acesso do PORTADOR DE NECESSIDADE ESPECIAL.
Então pense, reflita, e principalmente abrace essa causa!!!
INCLUSÃO É PRECISO!!
AUTORIA: PATRÍCIA LIMA
Referência:
ola galera venho por meio deste blog prestar minha insatisfação com os nossos governantes que pensam em si e deixam de lado um assunto tão importante que é a inclusão, joga-se dinheiro em suas contas bancarias quando poderiam estar capacitando professores pra que elas possam atuar nessa area para que todos sejam tratados sem diferença, teria que ser lei toda sala de aula alem de professores normais tbem ter o que daria aula pra portadores de necessidades especiais....bem esse é nosso brasil e sempre temos esperança e se cada um fizer um pouquinho ja estaremos ajudando de alguma forma.....falo isso por que tenho essa dificuldade em minha familia...um abraço....
ResponderExcluir