Boas vindas

Olá sejam todos bem vindos ao nosso blog!!!!


NÃO SABEMOS E NEM TEMOS UMA FÓRMULA PARA QUE ESSA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ACONTEÇA, O QUE ESTAMOS BUSCANDO É O ESTUDO PARA A MELHORIA DE NOSSO CONHECIMENTO, BEM COMO DE NOSSA EDUCAÇÃO.


"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan)







quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Vídeo para uma reflexão em torno da inclusão de portadores de necessidades especiais!

Superdotado



Superdotados ou Portadores de Altas Habilidades são aquelas pessoas que possuem um grau de habilidade significativamente maior do que a maioria da população. Os superdotados geralmente possuem grande facilidade e rapidez para aprender, possuem um elevado grau de criatividade, são muito curiosos, possuem grande capacidade para analisar e resolver problemas, além de possuírem um senso crítico bastante elevado.

Embora essas pessoas possuam grandes vantagens nos processos que abrangem o lado intelectual, como no desempenho em provas escolares, vestibulares e na capacidade criativa, os superdotados podem encontrar algumas dificuldades sociais e de convivência. Muitas crianças superdotadas procuram a companhia de pessoas mais velhas, na tentativa de encontrar parceiros com o mesmo nível intelectual. Além disso, podem ocorrer nestas pessoas, o desencadeamento do medo da não-aceitação social, sintomas de ansiedade, solidão e até mesmo de depressão.

O grau das habilidades de uma pessoa Portadora de Altas Habilidades (PAH), como os especialistas preferem dizer, é medido através de um teste de Q.I (Quociente de Inteligência). Esse teste consiste num conjunto de tarefas e problemas a serem resolvidos, onde os acertos são contabilizados como pontos. A média geral é em torno de 100 pontos, portanto as pessoas que ultrapassam esse patamar podem ser consideradas superdotadas.

Existem vários tipos de habilidades em que os Portadores de Altas Habilidades podem ser enquadrados. As habilidades podem estar relacionadas com a área acadêmica, onde o indivíduo tira notas muito boas e possui enorme facilidade em assimilar o conteúdo; com o área artística, tendo grande talento em expressar suas emoções através da música ou pintura, por exemplo; e na área psicomotora, com ótimos desempenhos em esportes e atividades que requeiram boa coordenação do corpo.

É importante que os pais que possuem filhos portadores de altas habilidades, discutam a questão com a criança ou adolescente, de forma clara e sincera. Aliado a essa posição, eles também devem incentivar e apoiar a convivência de seus filhos com outras pessoas, além de estabelecerem limites e fazer com que seus filhos entendam.


Para mais informações:
http://www.brasilescola.com/psicologia/superdotado.htm

Dados sobre a deficiência






De acordo com o IBGE, existem cerca de 7 bilhões de pessoas no mundo, sendo que estima-se que cerca de 500 milhões possuem algum tipo de deficiência, e dessas 500 milhões, 12 milhões estão no Brasil.



 As deficiências são de várias tipologias:



Ø  Deficiência Mental
Ø  Deficiência Física
Ø  Deficiência Auditiva
Ø  Deficiência Múltipla
Ø  Deficiência Visual


E de várias causas:
Ø  Pre - natal: fatores diversos, doenças que mãe pode ter adquirido na gestação, remédios que não poderiam ser tomados, o uso de drogas, exposição á efeitos radiativos (RAIOS-X), distúrbios genéticos, entre outros;
Ø  Acidentes no parto: a demora no parto e nascimento pode faltar oxigênio no cérebro, queda, bebês prematuros, deslocamento de alguma vértebra, atingindo a medula espinhal,a má assistência ao parto pode causar traumatismos fetais, que podem levar não só a deficiência mental, como também a deficiências físicas ou motoras e sensoriais, entre outros;
Ø  Causas Pós-Natais: desnutrição infantil: privação sócio-econômico-cultural, isto é, além de falta de alimentação adequada, a criança não recebe a estimulação necessária ao seu desenvolvimento.
Ø  Infecções do Sistema Nervoso Central e Periférico: meningites, encefalites, septicemias (infecções generalizadas), poliomielite.
Ø  Acidentes domésticos: ocorrem na maioria das vezes com crianças, e falta de cuidado entre adultos, uma queda, ao ingerir algum tipo de remédio ou produto químico, em uma brincadeira a criança pode ficar cega ou surda:
EXEMPLO: quando eu tinha cerca de 6 anos em uma brincadeira com minhas amigas, de médico, elas colocaram dentro do meu ouvido um galho, e acabou quebrado, tive que ir no médico para retirar o pedaço de galho que lá ficou, e por pouco não atingiu meu tímpano.Esse é apenas um exemplo, não terminou mal, mas poderia ter perdido a audição de um dos ouvidos.
Ø  Acidentes no transito: cerca de 10 milhões de pessoas se envolvem em acidentes por ano, e muitas vezes com grave conseqüência que incluem: amputações, ferimentos cerebrais, paraplegia e quadriplegia.
Ao analisarmos todos esses dados é impossível, não querermos lutar pela INCLUSÃO, sabendo que estamos sujeitos a qualquer tipo de deficiência e a qualquer momento, e que podemos ter filhos, sobrinhos, primos, filhos de amigos, entre outros portadores de alguma necessidade especial.
E até quando ficaremos parados, sem fazermos nada para que a inclusão aconteça?
São 500 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO, E 12 MILHÕES NO BRASIL, que muitas vezes não tem o mesmo acesso, as mesmas oportunidades.
Falam de inclusão, mas não a praticam... ESCOLAS a maioria não estão adaptadas para acolhê-los (não existe banheiro para cadeirantes, barras de segurança, sem contar as escadarias), a mídia não da acesso( não existe um programa, um jornal na televisão aberta que tenha a língua de sinais( LIBRAS), se tem, muito raro, ou é só pra anunciar a programação, ou no canto da tela.
E são vários setores que restringem o acesso do PORTADOR DE NECESSIDADE ESPECIAL.
Então pense, reflita, e principalmente abrace essa causa!!!
INCLUSÃO É PRECISO!!

AUTORIA: PATRÍCIA LIMA

Referência: